sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ATIVIDADES PARA TRABALHAR NOMES

Oi gente!

Se há uma palavra que as crianças são familiarizadas desde quando nascem, é o seu nome próprio. Pensando nisto, estamos postando08 atividadespara trabalhar com seus alunos, usando os nomes. As atividades levarão as crianças a reconhecerem o próprio nome em situações diversas, registrar seu nome em suas produções ou material pessoal, desenvolver habilidades de leitura e domínio do sistema alfabético e muito mais... Confira!
Atividade 01 - Pesquisa
Converse com as crianças a respeito do que irão estudar, enfatizando a importância do nome. Logo após, peça para que cada um faça uma pesquisa, em casa, da história do seu nome para expor na classe. As crianças ficam entusiasmadas para contar a história do seu nome.

Atividade 02 - Música e crachá
  • Trabalhe a músicaA Canoa Virou  de forma a enfatizar o nome de cadacriança, assim, na brincadeira, a turma pode identificar o nome de cada uma. 
  • Também utilize crachás com os nomes das crianças, com cada uma no centro da roda, e, cadavezque a música é cantada, mostre um crachá, para que os pequenos possam identificar o nome a ser mencionado ao cantar a canção. Nesse momento, as crianças têm o primeiro contato com o nome de todos da turma e, durante um período, é interessante a música ficar exposta na sala e, a cada dia, o nome de um aluno pode ser exposto na canção. 
  • Durante esse processo, o professor pode explorar asletrasdaquele nome, quem mais tem o nome iniciado com aquela letra, de quantas letras o nome era composto, entre outras situações.
  • Prossiga a atividade cantando ou tocando a música folclórica Eu Fui no Itororó. Mostre o crachá de um aluno para que todos leiam o nome do companheiro.
  • Vá trocando os nomes das crianças que entram no centro da roda, até que o nome de todos seja lido. 
  • Ao final, distribua a letra da música e peça aos alunos que circulem letras que apareçam em seu nome ou palavras que comecem com a mesma letra do nome de cada um.

Atividade 03 - 'A casinha do meu nome'
Em outromomento, faça a brincadeira "A casinha do meu nome" que consiste em desenhar casinhas no chão da sala contendo uma letra escrita em cada casa. Assim, ao som de uma música, as crianças dançam, quando a música para, cada criança procura entrar na casa a qual a letra inicial de seu nome está escrita.
Depois, é comparada a quantidade de crianças que tem o nome iniciado com a mesma letra. Em seguida, os alunos colam seus nomes nas casinhas feitas de dobradura, deixando, assim, os nomes expostos na sala para posteriores consultas.

Atividade 04 - Bingo
Devido à boa aprendizagem dos alunos, faça um bingo dos nomes e, para essa atividade, cada criança deve escolher quatro nomes de colegas e escrever em uma cartela. 

Depois de preencher a cartela, dite alguns nomes. Caso uma delas tenha o nome sorteado, deve marcar o escolhido. Ao final, cada criança faz a leitura dos nomes que escreveu para os demais colegas ouvirem.

Atividade 05 - Música
Trabalhe a músicaNome da Gente, que enfatizava nome de pessoas seguindo o alfabeto, e com uma rima para cada nome. A letra pode ficar exposta como cartaz na sala, para que as crianças possam ter contato com ela e, apartirdela, trabalhar diferentes nomes e rimas.
Quando familiarizados com a canção, os alunos podem identificar e marcar os nomes e o que rima com os deles. Depois, desafie-os a pensar em palavras que rimem com seu próprio nome para expor na sala.

Atividade 06 - Cartaz de pregas
Pra realizar esta atividade vamos precisar de 01 cartaz de pregas, listas na parede com os nomes dos alunos
e cartões iguais em tamanho e cor, sem desenhos, com o nome escrito em letras maiúsculas.
Como que faz?
1. Rotule o material pessoal, em maiúsculas e em presença do próprio aluno, indicando que assim se escreve seu nome.
2. Escreva o nome da criança em diversos cartões, sempre na presença dela, e fixe em diversos locais que ela utiliza na sala de aula: sua cadeira, seu lugar à mesa, seu cabide e em outros locais que seja de seu uso exclusivo.
3. Ajude a criança a reconhecer seu nome em diversas situações: mostre-lhe apenas seu nome primeiro, depois mostre-o entre poucos nomes e peça que ela o identifique, e por fim entre todos os da classe numa lista.
4. Dê pistas para que a criança o reconheça: número de letras, letra inicial, quais são as vogais que o compõe etc.
5. Depois que todos passaram por essas etapas, você poderá passar para a atividade da lista de chamada.

DICA: Faça lista de diferentes usos, como chamada diária, aniversariantes do mês, ajudantes da semana, alunos que participam de determinadas oficinas ou atividades, professores da escola etc.

Atividade 07 - Chamada com Música
Vamos precisa aqui de aparelho de som, CD de cantigas de roda e crachás com nomes das crianças.
  • Sempre que fizer a chamada, deixe que o aluno coloque seu nome num cartaz de pregas feito por você. Esse procedimento deve ser uma atividade permanente.
  • No dia em que iniciar essa atividade, sente-se com os alunos no chão e mostre-lhes os cartões com os nomes de cada um.
  • Chame-os na ordem alfabética e peça que identifiquem o seu cartão entre todos.
  • Ensine-os a encaixar a ficha no cartaz de pregas e depois mostre a lista com os nomes das crianças que deverá estar fixada na parede ao lado do cartaz.
  • Para crianças em estágios de desenvolvimento de alfabetização mais adiantados, você poderá ainda solicitar o reconhecimento dos nomes dos amigos.
  • Essa atividade poderá ser conduzida de várias formas: pergunte se algum amigo tem o nome que comece com a mesma inicial que o nome da criança que está realizando a atividade, ou solicite que ele reconheça as letras que coincidem nos dois nomes, qual nome possui mais letras na lista ou ainda você pode perguntar quais são os cartões que possuem os nomes das meninas e dos meninos e pedir para as crianças separá-los.

Atividade 08 - Escrita do próprio nome
Aqui, vamos precisa aqui dos seguintes materiais: listas na parede com os nomes dos alunos, crachás em branco, cartões que sirvam de modelo à escrita, letras móveis ou carimbos de letras, jornais e revistas, papéis coloridos, botões, pequenas figuras e enfeites, espelho, cola e tesoura e folha quadriculada com as letras do alfabeto.

1. Para iniciar, mostre ao aluno que seu nome pode ser uma unidade linguística significativa. Distribua crachás em branco e peça que cada criança registre seu nome como quiser. Deixe material de colorir, papéis sortidos, enfeites e figuras para que a criança utilize livremente.
2. Traga um espelho para a sala de aula e peça que cada um se observe e faça seu autorretrato.
3. Promova uma roda para que cada um se apresente e mostre ao grupo seu autorretrato. Faça um painel com os desenhos.
4. Depois, escreva o nome do aluno, informando-o da quantidade de letras, da ordem, do nome das letras, comentando a forma das letras etc.
5. Traga jornais, revistas, folhetos, panfletos velhos para que os alunos recortem as letras que compõem o próprio nome e colem na sequência correta.
6. Apresente uma folha quadriculada com as letras do alfabeto e solicite que pintem de uma cor as vogais que fazem parte de seu nome e, com outra, as consoantes.
7. Proporcione diversas situações em que o aluno deve registrar seu nome. A partir do momento em que o aluno começa a marcar seu nome nas produções, essa tarefa deverá ser exclusivamente feita por ele, mesmo que faltem algumas letras ou que essas estejam trocadas.
8. Para aqueles que estejam em estágios mais avançados, ensine-lhes a formar outros nomes a partir do seu.
DICA: Em períodos iniciais, o cartão com o modelo do nome deve estar bem ao alcance da criança (colado na sua mesa, por exemplo). Mais adiante, será preferível que o aluno vá procurá-lo entre vários nomes. Entre as atividades propostas, pode-se pedir que o aluno escreva ou confeccione o próprio nome, complete-o, recomponha-o a partir de alfabeto móvel etc.


Read more:http://www.pragentemiuda.org/2014/02/08-atividades-incriveis-para-trabalhar-nomes.html#ixzz3QASq8Cbl

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...