sexta-feira, 12 de junho de 2015

Museu Afro Brasil recebe a exposição 'Africa Africans'

Considerada a maior de arte contemporânea africana já realizada no país, a mostra fica em cartaz até 30 de agosto com entrada Catraca Livre

Mais uma vez, São Paulo se firma como uma das rotas internacionais mais badaladas das megaexposições. Afinal, o Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, promove a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no país. Trata-se do projeto “Africa Africans”, que conta com uma programação que inclui instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e encontros com os artistas.
A exposição tem início em 25 de maio, Dia Internacional da África, e pode ser visitada de 26 de maio a 30 de agosto, de terças a domingos, das 10h às 17h (com permanência até às 18h). A entrada é totalmente Catraca Livre.
Ao visitar a mostra, o público vai se deparar com cerca de 100 obras, de mais de 20 artistas, em diversos suportes e linguagens, além de outras obras de arte africana, pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu.
A exposição tem foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele, assim como artistas de origem africana que, mesmo tendo nascido fora da África, dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presente nas diversas regiões do continente.

Uma das obras de maior destaque da "Africa Africans" é a colossal “The British Library”, do artista plástico nigeriano-britânico Yinka Shonibare MBE. Nascido em Londres em 1962, Shonibare foi criado na Nigéria e voltou para capital inglesa para estudar Artes, dando início à sua trajetória artística. Sua instalação é formada por 6.225 livros coloridos encapados por tecidos dutch wax – conhecidos como ‘tecidos africanos’.
Também com presença confirmada está “Skylines”, de El Anatsui, ganês radicado na Nigéria. Nascido em 1944, ele é considerado o mais importante artista africano da atualidade. Muitas das esculturas de El Anatsui possuem formas mutáveis e são concebidas para serem livres e flexíveis de modo que se adaptem visualmente em cada instalação.
Outro destaque fica por conta da obra “Cloud Earth Twist”, do nigeriano Bright Ugochukwu Eke. A instalação que vem ao Africa Africans tem inspiração autobiográfica. Após sofrer uma infecção na pele decorrente de uma chuva ácida, Eke desenvolveu a obra que consiste em milhares de sacos plásticos cheios de água acidificada.

Receita de Pudim de brigadeiro





Ingredientes

  • 6 colheres sopa cheias de amido de milho
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 barras de chocolate 170/180g
  • 1 lata de creme de leite
  • Granulado de chocolate



Modo de Preparo




  • Em uma panela dissolva o amido de milho no leite e o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ferver por 2 minutos. Retire do fogo e misture 1 barra de chocolate.
  • Molhe com água uma fôrma de furo central média ou um pirex pequeno e coloque o creme. Cubra com papel-alumínio e leve a geladeira por 3 horas.
  • Calda
  • Em uma panela coloque o creme de leite e deixe amornar, sem ferver. Retire do fogo e misture a outra barra de chocolate.
  • Desenforme o pudim em um prato grande. Cubra com a calda e salpique o granulado de chocolate e sirva em seguida.
  • Variação
  • ● Eu gosto muito de chocolate meio amargo para cobertura (calda).
Serve 8 pessoas Tempo de preparo 40

http://www.showdereceitas.com/receita-pudim-brigadeiro/

Conheça os cursos online gratuitos oferecidos pela PUC

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro tem uma plataforma gratuita com diversos cursos em vídeos e podcasts. Os temas dos cursos vão de conceitos de química a cosméticos.
Ligia Lopes/PUC-Rio
Ligia Lopes/PUC-Rio
O conteúdo disponível foi avaliado por especialistas e alunos
O projeto, chamado Condigital, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que estimula a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia.
https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/conheca-os-cursos-online-gratuitos-oferecidos-pela-puc/


USP oferece curso gratuito e online para aprender Libras

O grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) criou uma plataforma exclusiva para o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras). O ambiente online é totalmente gratuito.
Reprodução
Reprodução
É possível assistir online e fazer o download das aulas
Por lá, você encontra dezenas de videoaulas, material didático e atividades. A ideia é fazer com que pessoas não surdas tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda.
Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir online e fazer o download das aulas. O portal e-Aulas USP também oferece a disciplina para estudo.
O conteúdo é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.


https://catracalivre.com.br/geral/web-educacao/indicacao/usp-oferece-curso-gratuito-e-online-para-aprender-libras/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...