cliquem nos links abaixo :
http://www.painelcriativo.com.br/2011/07/28/painel-do-sitio-do-pica-pau-amarelo/
http://lucieneeva.blogspot.com.br/2011/01/personagens-do-sitio-emilia-e-visconde.html
sábado, 7 de março de 2015
História Sensorial - O Coelho e o pato
Olá!
O coelhinho e o pato
Era uma vez coelhinho, branquinho, fofinho...
Ele conheceu um pato novo, ainda na casa do ovo!
O pato foi passear na cada dele.
Na casa do coelho tinha um jardim com flores.
Eles brincaram no parque, foi muito legal!
Eles ficaram amigos pra sempre!
CAPA- Aproveite para explorar e caprichar na capa.
DICADE MATERIAL:Cole algodão em um coração e barbante vermelho no outro, representando o coelho e o pato. Ou faça outra colagem, conforme seu gosto.
PÁGINA 01 - Algodão
MATERIAL: Ajude cada criança a colar algodão no coelho.
PÁGINA 02 - Lã e casca de ovo
MATERIAL: Ajude cada criança a colar lã amarela no pato e casca de ovo quebrada no ovo.
PÁGINA 03 - Palito de picolé
MATERIAL: Ajude cada criança a colar palitos de picolé na casinha.
PÁGINA 04 - Tampinhas de garrafa pet
MATERIAL: Ajude cada criança a colar tampinhas na flor, escolha ascoresamarelo e vermelho para ficar ainda mais bonito.
PÁGINA 05 - Areia
MATERIAL: Ajude cada criança a desenhar um parque. Para as menores, basta desenhar um círculo e colar areia nele, imitando o parque.
PÁGINA 06 - Barbante
MATERIAL: Ajude cada criança a colar barbante vermelho no coração, simbolizando a amizade dos dois amigos... Cole o barbante começando pelas bordas do coração (extremidades) até o centro.
Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/07/historia-sensorial-o-coelhinho-e-o-pato.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PraGenteMiuda+%28Pra+Gente+Mi%C3%BAda%29#ixzz2YfFTqScE
Páscoa
Clique nos links :
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2012/03/pascoa-brigadeiro-de-cenoura.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/simbolos-da-pascoa-pascoa-possui.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/pascoa.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/link-com-atividades-pascoa.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/03/dinamicas-para-pascoa.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2012/03/pascoa-brigadeiro-de-cenoura.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/simbolos-da-pascoa-pascoa-possui.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/pascoa.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/04/link-com-atividades-pascoa.html
http://pedagogiaseculoxxi.blogspot.com.br/2011/03/dinamicas-para-pascoa.html
Atividade pronta Páscoa Conceitos
fonte: http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2014/03/atividade-pronta-tema-pascoa-conceitos.html
Jogo de Imaginação
" Aventura na Caverna "
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Adaptação de Ivanise Meyer
Conheci esse jogo em um curso e encontrei uma indicação bibliográfica em Oficinas de Recreio de Denise S. Oliveira da ed. Paulinas. Eu fiz com as crianças e eles amaram!!! ( quem disse isso foi a autora do site da fonte, ainda não fiz o jogo )
♥♥♥
Com as crianças em círculo, fique no círculo também, convide-os a fazer um passeio até uma caverna. Mas será um passeio diferente, pois usaremos a imaginação.
Explicar que eles não poderão sair do lugar, os movimentos é que contarão a história.
♥♥♥
- Vamos passear? (4)
- Olha lá uma rua! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos caminhando.
- Olha lá uma ponte! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos passar.
- Cuidado que a ponte está velha! (3)
- Olha lá uma árvore? (1)
- Vamos passar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos dar a volta. (5)
- Vamos continuar caminhando.
- Olha lá um rio! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos nadar! (6)
- Vamos sacudir porque a roupa ficou molhada!
- Olha lá um morro! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos subir... (7)
- Vamos descer... (7)
- Vamos caminhar.
- Olha lá uma caverna! (1)
- Vamos entrar?
- Chiii! Está tão escuro... (8)
- Epa! Tropecei em algo. Vou pegar. Peguei alguma coisa peluda! (9)
Que coisa quente, que nariz gelado, que dentões...
- Parece que é... uma onça!!!!!
- Vamos correr?
- Olha o morro!
- Vamos subir, vamos descer!
- Olha lá o rio!
- Vamos nadar!
- Olha a árvore!
- Vamos dar a volta!
- Olha a ponte!
- Vamos passar!
- Cuidado, não pode correr senão ela cai. (3)
- Olha a rua!
- Vamos atravessar!
- Ufa! Até que enfim! Chegamos!!!
♥♥♥
Sugestão dos movimentos:
(1) Colocar a mão na testa como se fosse avistar algo.
(2) Fazer movimentos com as mãos para cima e para baixo.
(3) Bater com as mãos nas coxas como se estivesse andando bem devagar.
(4) Bater com a mãos nas coxas como se estivesse caminhando.
(5) Dar uma meia-volta no mesmo lugar.
(6) Movimento com os braços como se estivesse nadando.
(7) Movimento como se estivesse subindo e descendo.
(8) Fechar os olhos.
(9) Fazer o movimento como se estivesse tocando em algo.
(10) Fazer todos os movimentos anteriores, só que em ritmo acelerado.
♥♥♥
As crianças curtem muito essa brincadeira! Conforme aprendem o refrão, vamos contando juntos. Eu conto batendo meu pandeirinho, como se fosse uma "música".
Vale a sua interpretação e a imaginação! Você pode criar outros lugares.
Já tive crianças que até viram a onça...
Depois disso fizemos um "mapa" indicando nosso percurso até a caverna.
Essa brincadeira "dá pano pra manga..."
49 sites que divertem e ensinam
Foto: Reprodução
Evite que o computador vire uma babá eletrônica para o seu filho
Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.
E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.
O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.
A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de seis especialistas em Educação:
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.
E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.
O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.
A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de seis especialistas em Educação:
- Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
- João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
- Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
- Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP
- Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo
Para ler, clique nos itens abaixo:
ara ler, clique nos itens abaixo:
- Atividades Educativas
- Brinque Book
- Cidade dos Direitos
- Club Penguin
- Clube do Chamequinho
- Clubinho Sabesp
- Cocoricó
- Discovery Kids Brasil
- Earth Cam for Kids
- EcoKids
- Educação Infantil
- Eletrobras Furnas
- Guardiões da Biosfera
- Guia do Estudante
- Guia dos Curiosos
- Instituto da Água
- Jogos Educativos
- Jogos para Crianças
- Livro Clip
- Ludotech
- Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica
- Meleca
- Mosaico.Edu
- Mundo do Sítio
- Nova Escola
- O Pequeno Cientista
- Orisinal
- Os Abelhudos
- Pequeno Artista
- Pintores Famosos
- Plenarinho
- Povos Indígenas no Brasil Mirim
- Q Divertido
- Recreio
- Ruth Rocha
- Saúde Animal
- Senninha
- Sítio do Pica-Pau Amarelo
- Smart Kids
- Só Matemática
- SuperMundo
- Terra Crianças
- The Table Trees
- Tribo do Guaraná
- TV Rá Tim Bum
- Unicef Kids
- UOL Crianças
- Zoológico de São Paulo
- CASO OS LINKS NÃO SE ABRAM, VÁ DIRETO A FONTE ;
- FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml
Assinar:
Postagens (Atom)