sábado, 7 de março de 2015

Moldes de Eva SÍTIO DO PICA PAU AMARELO

cliquem nos links abaixo :

http://www.painelcriativo.com.br/2011/07/28/painel-do-sitio-do-pica-pau-amarelo/


http://lucieneeva.blogspot.com.br/2011/01/personagens-do-sitio-emilia-e-visconde.html




História Sensorial - O Coelho e o pato

Olá!

Vejam só que linda ideia vou postar aqui, eu mesma fiz a história e montei as páginas. O livrinho é para você imprimir e montar com a turminha para desenvolver a imaginação, tato, criatividade, explorar diferentes materiais, estimular a percepção visual e despertar o gosto pelaarte.

O coelhinho e o pato
Era uma vez coelhinho, branquinho, fofinho... 
Ele conheceu um pato novo, ainda na casa do ovo! 
O pato foi passear na cada dele. 
Na casa do coelho tinha um jardim com flores.
Eles brincaram no parque, foi muito legal! 
Eles ficaram amigos pra sempre!  

A história é bem simples, ótima paratrabalharcom a turminha pequena... O livrinho tem 06 páginas, em cada uma você irá colar ummaterialdiferente, sugerido em cada uma. Uma graça!

CAPA- Aproveite para explorar e caprichar na capa.
DICADE MATERIAL:Cole algodão em um coração e barbante vermelho no outro, representando o coelho e o pato. Ou faça outra colagem, conforme seu gosto.

PÁGINA 01 - Algodão
MATERIAL: Ajude cada criança a colar algodão no coelho.
PÁGINA 02 - Lã e casca de ovo
MATERIAL: Ajude cada criança a colar lã amarela no pato e casca de ovo quebrada no ovo.
PÁGINA 03 - Palito de picolé
MATERIAL: Ajude cada criança a colar palitos de picolé na casinha.
PÁGINA 04 - Tampinhas de garrafa pet
MATERIAL: Ajude cada criança a colar tampinhas na flor, escolha ascoresamarelo e vermelho para ficar ainda mais bonito.
PÁGINA 05 - Areia
MATERIAL: Ajude cada criança a desenhar um parque. Para as menores, basta desenhar um círculo e colar areia nele, imitando o parque.
PÁGINA 06 - Barbante
MATERIAL: Ajude cada criança a colar barbante vermelho no coração, simbolizando a amizade dos dois amigos... Cole o barbante começando pelas bordas do coração (extremidades) até o centro.


Read more:http://www.pragentemiuda.org/2013/07/historia-sensorial-o-coelhinho-e-o-pato.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PraGenteMiuda+%28Pra+Gente+Mi%C3%BAda%29#ixzz2YfFTqScE

Páscoa

Atividade pronta Páscoa Conceitos




fonte:  http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2014/03/atividade-pronta-tema-pascoa-conceitos.html

Desenhos com moldes das mãos - Professor Sassá

Jogo de Imaginação

" Aventura na Caverna "
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Adaptação de Ivanise Meyer

Conheci esse jogo em um curso e encontrei uma indicação bibliográfica em Oficinas de Recreio de Denise S. Oliveira da ed. Paulinas. Eu fiz com as crianças e eles amaram!!! ( quem disse isso foi a autora do site da fonte, ainda não fiz o jogo )
♥♥♥
Com as crianças em círculo, fique no círculo também, convide-os a fazer um passeio até uma caverna. Mas será um passeio diferente, pois usaremos a imaginação.
Explicar que eles não poderão sair do lugar, os movimentos é que contarão a história.
♥♥♥
- Vamos passear? (4)
- Olha lá uma rua! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos caminhando.
- Olha lá uma ponte! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos passar.
- Cuidado que a ponte está velha! (3)
- Olha lá uma árvore? (1)
- Vamos passar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos dar a volta. (5)
- Vamos continuar caminhando.
- Olha lá um rio! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos nadar! (6)
- Vamos sacudir porque a roupa ficou molhada!
- Olha lá um morro! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos subir... (7)
- Vamos descer... (7)
- Vamos caminhar.
- Olha lá uma caverna! (1)
- Vamos entrar?
- Chiii! Está tão escuro... (8)
- Epa! Tropecei em algo. Vou pegar. Peguei alguma coisa peluda! (9)
Que coisa quente, que nariz gelado, que dentões...
- Parece que é... uma onça!!!!!
- Vamos correr?
- Olha o morro!
- Vamos subir, vamos descer!
- Olha lá o rio!
- Vamos nadar!
- Olha a árvore!
- Vamos dar a volta!
- Olha a ponte!
- Vamos passar!
- Cuidado, não pode correr senão ela cai. (3)
- Olha a rua!
- Vamos atravessar!
- Ufa! Até que enfim! Chegamos!!!
♥♥♥
Sugestão dos movimentos:
(1) Colocar a mão na testa como se fosse avistar algo.
(2) Fazer movimentos com as mãos para cima e para baixo.
(3) Bater com as mãos nas coxas como se estivesse andando bem devagar.
(4) Bater com a mãos nas coxas como se estivesse caminhando.
(5) Dar uma meia-volta no mesmo lugar.
(6) Movimento com os braços como se estivesse nadando.
(7) Movimento como se estivesse subindo e descendo.
(8) Fechar os olhos.
(9) Fazer o movimento como se estivesse tocando em algo.
(10) Fazer todos os movimentos anteriores, só que em ritmo acelerado.
♥♥♥
As crianças curtem muito essa brincadeira! Conforme aprendem o refrão, vamos contando juntos. Eu conto batendo meu pandeirinho, como se fosse uma "música".
Vale a sua interpretação e a imaginação! Você pode criar outros lugares.
Já tive crianças que até viram a onça...
Depois disso fizemos um "mapa" indicando nosso percurso até a caverna.
Essa brincadeira "dá pano pra manga..."

Você poderá usar outro bicho... 
Eu aprendi com um "urso" no fundo da caverna. 
Para valorizar os bichos daqui, substitui pela onça.

49 sites que divertem e ensinam

Educar
Foto: Reprodução
Foto: criança no computador
Evite que o computador vire uma babá eletrônica para o seu filho
Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.

E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.

É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.

A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de seis especialistas em Educação:
  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS 
  • João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo
Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelos educadores. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!
Para ler, clique nos itens abaixo:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...