terça-feira, 16 de agosto de 2011

ESPECIAL TABUADA - PARTE 3



















MANEIRAS DIFERENTES DE APRENDER A TABUADA

Antigamente era de extrema importância saber a tabuada “na ponta da língua”, não que hoje em dia não seja importante saber toda ela. A diferença é que os métodos que são utilizados para que o aluno aprenda a tabuada é que são diferentes.

A repetição, a prática cotidiana de uma atividade com certeza é uma das maneiras mais viáveis de se aprender algo, mas essa repetição deve ter contexto, o simples fato de ficar repetindo até decorar não quer dizer que estará aprendendo, o máximo que ocorrerá é o famoso “decoreba”. Essa é a forma que as pessoas acham que se deve estudar a tabuada. Acredita-se que não tem como aprender a tabuada, apenas decorá-la.

A tabuada nada mais é que operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais. Por exemplo: 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, a soma pode ser representada pela multiplicação, ou seja, é a soma de 6 parcelas iguais, portanto 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 é o mesmo que 5 x 6 = 30.

Podemos partir dessa idéia para compreender toda a tabuada, ou ainda utilizar de algumas estratégias como o jogo.

Existem inúmeros jogos, alguns adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se:

Bingo matemático
Batalha Naval
Jogo da memória
Jogos: Batalha numérica
Jogo do repartir
Jogos de Dados
Dedo no gatilho
Labirinto
Dominó

Esses jogos facilitam a aprendizagem, mostram um lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que podem ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.


explicando a tabuada com dedos...

É só preciso usar os dedos, mas com cabeça.
Você deseja calcular o produto de 9 por 4.
Levanta as mãos abertas com os dedos esticados e as palmas voltadas para ti. Se vais multiplicar por 4, dobras o quarto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 3. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades – 6.      
                                                                                                                                             
                                                         
                                                                                                                                             
                                                        Utilizando o mesmo processo terás 9 x 5:   
Se vais multiplicar por 5, dobras o quinto dedo a contar da esquerda. O número de dedos à esquerda do dedo dobrado indica o algarismo das dezenas – 4. O número de dedos à direita do dedo dobrado indica o algarismo das unidades - 5.                    
                                                                                                                                             
                                                         

fonte:  http://g2matematicachaval10.blogspot.com/2010_07_01_archive.html  e   http://crisblogmeumundo.blogspot.com/2009/10/tabuada.html

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