sábado, 13 de agosto de 2011

Cardápio que alivia o cansaço e a ansiedade


No corre-corre do dia a dia, é muito difícil a gente não se sentir cansada, nervosa ou ansiosa. Mas, como precisamos estar  bem para enfrentar os embates diários, nada melhor que ‘investir’ numa dieta rica em alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza. Saiba quais são eles:
Alface – Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em folato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço.
Banana – Pode acreditar: essa fruta tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, dando energia.
Carne – Esse alimento possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.
Espinafre – A verdura contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Jaboticaba – Essa frutinha contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo). Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jaboticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam.
Laranja – Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente em sua composição é relaxante muscular e combate o stress. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga.
Leite – A falta de vitamina do complexo B pode acabar com seu bom humor. Além de estarem presentes no leite, essas substâncias também são encontradas nas ervilhas, sementes de girassol, batata e peixe. Leite também tem cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).
Uva – Essa fruta tem uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

Sucos contra cansaço, nervosismo
Combinar frutas e verduras, além de render deliciosos sucos, faz um bem danado à saúde. Por exemplo, o famoso suco de laranja e cenoura traz a combinação da vitamina C com a vitamina A, enriquecendo o organismo com nutrientes. Outra famosa opção é o suco de abacaxi com hortelã, que combina as propriedades digestivas da fruta com a adstringência da erva.

Aprenda algumas misturas e saiba quais são seus benefícios  para o corpo:
Suco de chá mate com abacaxi
- 1 copo (200 ml) de mate gelado sem açúcar
- 1 fatia média de abacaxi
- gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma. Adoce a gosto.
Efeitos no organismo: o chá mate é uma bebida estimulante que elimina a fadiga. O abacaxi tem propriedades digestivas.

Suco da Horta
- 1 folha de couve manteiga
- 200ml de suco de maracujá
- 200 ml de suco de laranja
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar espuma. Coe, adoce a gosto.
Efeitos no organismo: a couve é rica em vitaminas A e C. O maracujá tem efeito calmante. A laranja é fonte de vitamina C.



Enrole 200 g de broto de alfafa dentro de uma folha de couve, alface ou repolho. Depois é só colocar na centrífuga e beber em seguida.
A bebida diminui o estresse de quem realizou algum exercício físico ou mental intenso, além de recuperar o corpo debilitado após alguma doença.
O broto de alfafa é cheio de enzimas que ajudam o organismo a absorver com muita eficiência os nutrientes dos ais diversos tipos de comida. Além disso, a alfafa chega a ter 500 vezes mais nutrientes do que outras folhas e frutas. O vegetal tem vitamina C e minerais como o cálcio e o fósforo, que ajudam a espantar a fadiga.

Castanhas contra o cansaço
Quando o corpo carece de nutrientes, o que sobra é puro cansaço. Afinal, a falta de certas substâncias abre as portas para doencas oportunistas, que só aumentam a apatia. Para quem dá duro o dia inteiro e mal tem tempo de comer, a sugestão, portanto, é fazer um mix de castanhas, nozes, amendoins e avelãs. Beliscar essas gostosuras ao longo do dia ajuda a manter em ordem os níveis de cobre que, entre as suas várias funções nobres, está melhorar o aproveitamento do ferro.É exatamente isso: ele previne a anemia e ajuda o corpo a recuperar a energia. Bom demais, né?
Para quem não quer comer as castanhas puras, a nutricionista recomenda mistgurá-las a iogurtes e saladas. Aproveite!

http://fulaninha-entretenimentos.blogspot.com/2011/07/cardapio-que-alivia-o-cansaco-e.html
FONTE:  

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...