domingo, 1 de abril de 2018

Abolição no Brasil


Após a aprovação da Lei do Ventre Livre e da Lei dos sexagenários o clima já se tornava próprio para que a libertação total dos escravos acontecesse e foi no dia 13 de maio de 1988, quando D. Pedro II viajava pela Europa que a Princesa Izabel, tendo ficado em seu lugar governando o Brasil, assinou a Lei Áurea que trouxe definitivamente a abolição da escravatura para o país. Houve na ocasião um descontentamento geral por parte dos usineiros, fazendeiros, comerciantes, cafeicultores e senhores de um modo geral que se sentindo prejudicados com a nova lei, entraram na justiça exigindo que o governo os ressarcisse, pois não sabiam como vencer a crise gerada com a abolição da escravatura, pois agora tinham de pagar salários a seus ex-escravos. Como a cultura brasileira sempre foi escravagista o Brasil acabou sendo o ultimo país a libertar seus escravos e mesmo assim as dificuldades foram imensas para se chegar a isso.
Abolição da Escravatura
Abolição da Escravatura
A abolição da escravatura acabou fazendo do mundo um lugar melhor porém logo que foram libertados muitos escravos não sabiam o que fazer com a sua liberdade pois não tinham terras, nem economias e assim eram obrigados a viver de maneira muito precária tentando a sorte em garimpos e florestas pelo interior do país. Muitos deles se deram bem e acabaram ficando ricos, porém o número de escravos que continuou nas fazendas de seus antigos donos foi muito grande e lá eles seguiram trabalhando e recebendo salários que mal dava para sobreviverem uma vez que depois da abolição da escravatura aos que decidiam ficar era pago um salário, mas em contrapartida comida, roupa, tudo passou a ser cobrado deles, não sobrando praticamente nada.
Abolição da Escravatura no Brasil
Abolição da Escravatura no Brasil
Os que partiram em busca da felicidade e de uma nova vida, muitos se deram bem, entretanto outros acabaram voltando ao lugar de origem. Hoje no Brasil muito ainda se fala em racismo e discriminação dos negros, porém não esqueça que poucos são os brasileiros que não tem em sua arvore genealógica a presença negra. A abolição da escravatura terminou com um período do qual os brasileiros devem se envergonhar, pois dominar e escravizar os semelhantes, são idéias não só grotescas como inescrupulosas de pessoas ambiciosas e sem caráter.
Anos de Abolição da Escravatura
Anos de Abolição da Escravatura
Com tudo isso, acredito que hoje no Brasil ainda temos muita gente escrava onde as condições de trabalho e oportunidades de progresso são inexistentes para uma grande parcela de brasileiros que são desprotegidos e obrigados a viver sem dinheiro e, portanto sem condições sequer de estudar. Historicamente a abolição da escravatura terminou com o jugo que havia das classes dominantes e dos poderosos, mas se realmente não existe mais escravidão é uma resposta difícil, pois se hoje não temos mais senzalas, as favelas proliferam.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...