quinta-feira, 24 de março de 2011

Trabalhando com as Hipóteses da Escrita

Como trabalhar para que o aluno avance para o nível alfabético?


A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.

Características:
1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
2. Desconsideram a segmentação entre palavras;
3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
Intervenções:
1. Consultar dicionário;
2. Revisão de textos;
3. Quadro de regularidades;
4. Forca;
5.Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas etc).
6.Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação).
Como trabalhar com a hipótese silábico-alfabética?
Hipótese silábico-alfabética
Características:
1. Fase de transição - silábico e o alfabético.
2. Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra.
3. Faz maior uso de consoante.
4. Acredita que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B = BE.
Intervenções:
1. Cruzadinhas;
2. Forca;
3. Texto lacunado;
4. Pedir para a criança ler o que escreveu;
5. Ler para a criança o que ela escreveu do modo que ela escreveu.
Hoje estarei falando sobre a hipótese silábica.





Características:

1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita.

2. Usa uma letra para cada som.

3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro

4. Determina mínimo de letras.

Intervenções:

Trabalhar com nomes dos alunos.

Textos de memória (parlenda, cantigas, listas etc).

Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o número de letras das palavras.

Atividades para contar as letras e as sílabas das palavras.

Atividade para alterar vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO -BELA 

Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica?
Hoje vou publicar as características de uma das hípóteses de escrita e quais intervenções será preciso trabalhar.

HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com mais letras.

Intervenções:
1.Trabalhar com o o nome próprio e dos outros (ver no postagem dia 10/02)
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc) (postagem no dia 14/03)
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras (postagem no dia 13/03)
4. Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens ( postagem no dia 16/03)




Fofas
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