sábado, 7 de março de 2015

Receitas para curtir com os filhos, sobrinhos , afilhados e todas as crianças que amamos

3 receitas de saladas para o verão

Aproveite as dicas deliciosas (e fáceis de fazer) são do livro Supersaladas, da Ed. Larousse. Convide seu filho para fazer junto com você.
1) Salada de maçã & lombo com molho de cidra
Serve 2 pessoas
Ingredientes:
2 fatias grossas de pão
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
200 g de lombo de porco
1 maçã gala
1 colher (sopa) de vinagre de sidra
sal e pimenta-do-reino*
150 g de verduras
Preparo:
Elimine a casca do pão e corte-o em cubos. Aqueça 3 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira e frite o pão por 4-5 minutos, virando algumas vezes. Escorra em papel absorvente e reserve. Remova toda a gordura do lombo e corte-o em 6 fatias grossas. Aperte-as ligeiramente para achatar. Limpe a frigideira com papel absorvente. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite e frite o lombo por 5-6 minutos, virando uma vez. Retire da frigideira e reserve. Corte a maçã em 12 fatias e frite na mesma frigideira por 1-2 minutos, virando uma vez, até dourar bem. Retire e reserve. Acrescente à frigideira o vinagre, o azeite restante, sal e pimenta-do-reino* e aqueça ligeiramente. Misture as verduras com croûtons e as fatias de maçã e divida em dois pratos. Coloque 3 fatias de lombo em cada prato e respingue com o molho.
2) Salada de filé grelhado, manga & rabanete
Serve 2 pessoas
Ingredientes:
2 bifes (150 g cada) de filé-mignon
sal e pimenta-do-reino*
1 colher (sopa) de óleo vegetal
150 g de rabanete
1 manga madura
130 g de verduras para saladas
Molho francês para temperar
Molho francês
Ingredientes:
1 colher (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de mostarda suave
uma pitada pequena de açúcar
sal e pimenta-do-reino*
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Preparo:
Coloque em uma tigela o vinagre de vinho branco, a mostarda, o açúcar, sal e pimenta*. Bata até ficar misturado. Acrescente o azeite em fio lento e contínuo, batendo o tempo todo, até ficar turvo e engrossar um pouco.
Preparo da salada:
Remova a gordura dos filés e tempere com sal e pimenta*. Aqueça o óleo vegetal em uma wok ou frigideira em fogo alto. Adicione a carne em porções e frite-a por alguns minutos até ficar dourada. Coloque em um prato com papel absorvente para esfriar um pouco. Corte os rabanetes em fatias finas. Descasque a manga, remova o caroço e corte-a em fatias. Coloque as fatias de rabanete e de manga em uma tigela e misture. Acrescente as tirinhas de carne e as verduras. Tempere com sal, pimenta e o molho francês.
3) Sala de atum, erva-doce & feijão branco
Serve 4 pessoas
Ingredientes:
1 cabeça pequena de erva-doce
1 cebola-roxa média cortada ao meio
800 g de feijão-branco escorrido e enxaguado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de folhas de salsinhas picadas
sal e pimenta-do-reino*
400 g de atum light escorrido
60 g de azeitonas pretas sem caroço
Preparo:
Corte a base e o topo da erva-doce e guarde as folhas para usar como guarnição. Remova o centro, depois corte a cabeça em fatias tão finas quando puder, em forma de ferradura – de preferência, use um cortador. Fatie a cebola da mesma maneira. Coloque a erva-doce e a cebola em uma vasilha grande com o feijão, o azeite, o suco de limão, a salsinha e tempere com sal e pimenta* a gosto. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos para a erva-doce amolecer um pouco. Quebre o atum em pedaços grandes e misture delicadamente com a salada. Divida a salada por quatro pratos e distribua as azeitonas pretas. Guarneça com folhas de erva-doce.
*A pimenta é indicada para crianças a partir de 6 anos

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...